Existe Lei que obrigue o administrador a fazer três orçamentos?

Não existe nenhuma Lei que obrigue o administrador fazer três orçamentos, porém por ética e transparência é de bom tom ter cuidado com  dinheiro alheio.  Tendo em vista a atual crise brasileira onde se fala muito sobre Lava Jato, improbidade administrativa, corrupção, lavagem de dinheiro e que tudo isso, infelizmente,  esta enraizado em nossa cultura, temos a obrigação de fiscalizar o que esta acontecendo em nossa casa, em nossa vizinhança.

O modo mais tradicional de se fazer isso é solicitar vários orçamentos de fontes e de processo seguros. Entretanto, buscar orçamentos pelo menos  em três fornecedores diferentes requer custos com equipe e tempo disponível para entrar em contato com cada uma das empresas fornecedoras. Além disso, não há garantias de que as cotações serão entregues no tempo ideal e em alguns casos o fornecedor cobra por uma visita técnica, pois não há garantias que fechará o orçamento, por isso a necessidade de cotar com bem mais do que três fornecedores para se chegar a três bons orçamentos.

Para ajudar neste sentido, sites que conectam compradores e fornecedores têm oferecido o serviço de centralizar orçamentos de empresas fornecedoras, o que simplifica todo o processo. Ao comprador, basta informar o que deseja adquirir. O site se encarrega de entrar em contato com as empresas e solicitar os orçamentos, formando o elo entre fornecedores e clientes. Ao pedir um orçamento pela internet por meio de um site de serviços, o processo é muito mais simplificado. Basta acessar a plataforma do site e fazer um único pedido de orçamento. Este será enviado às empresas cadastradas no site que responderão à solicitação.

Para qualquer condomínio, conseguir reduzir ao máximo os custos com fornecedores e insumos é de extrema importância. Pedir três orçamentos antes de fechar uma compra traz uma série de benefícios. Com a necessidade de detalhar minuciosamente cada pedido de produto ou serviço para os fornecedores, é possível avaliar quais gastos podem ser diminuídos, fazendo com que o uso do dinheiro dos moradores tenha um maior rendimento. A possibilidade de acompanhar os gastos do condomínio, conhecendo onde o dinheiro é gasto.

O objetivo dos três orçamentos é garantir que os recursos dos condôminos sejam aplicados da forma mais responsável possível, prevenindo gastos excessivos e superfaturamento. Estima-se que produzir o número de três cotações seja a quantidade mínima necessária para, estatisticamente, estabelecer um preço médio e, assim, optar pelo mais barato, contudo os valores mais baratos nem sempre são de maior qualidade, dai a importância de verificar a qualificação e credibilidade do fornecedor.

Orçamentos : Economia de Tempo, Dinheiro e Transparência para o Condomínio hoje é considerado essencial para o seu bom funcionamento.

Fábio Alexson

Gerente Predial